Defensoria Pública Inaugura Unidade de Itapevi

Localizada no Centro, unidade funciona desde 2023

Em funcionamento desde março de 2023, a Unidade de Itapevi foi oficialmente inaugurada pela Defensoria Pública de São Paulo na última terça-feira (10/04). A unidade integra a Regional de Osasco e é o 44° município a receber instalações físicas para atendimento à população.

“A instituição aqui em Itapevi já atende diretamente à população há cerca de um ano, e este é um marco importantíssimo para o acesso à justiça em São Paulo, com a interiorização e a capilarização do atendimento da DPE-SP à população”, afirmou o defensor público-geral de SP, Florisvaldo Fiorentino Júnior.

A cidade de Itapevi foi escolhida como nova sede de unidade da Defensoria Pública em razão do adensamento populacional e dos índices de vulnerabilidade social do município. Além disso, também foi considerada a grande quantidade de nomeações de advogados/as para atuar em defesa da população economicamente hipossuficiente (atuação indireta, vigente até então), o que demonstra a grande quantidade de pessoas que buscam atendimento jurídico na cidade.

Em 2023, foram prestados quase 6,2 mil atendimentos em Itapevi, município que tem pouco mais de 230 mil habitantes. A média foi de 620 atendimentos por mês, aproximadamente.

Estrutura

A ASDPESP acompanhou o lançamento, representada pela coordenadora para assuntos estratégicos Viviane Gomes Maria da Silva, e pode constatar as ótimas estruturas do local.

A unidade está localizada no centro da cidade, ao lado do terminal de ônibus e da CPTM, com fácil acesso às/aos usuárias/os. Conta com 15 baias de atendimento, permitindo a abordagem individualizada. O amplo espaço de espera é climatizado e conta também com sala para amamentação.

A equipe da unidade é composta por quatro oficiais/oficialas, duas agentes (psicóloga e assistente social) e sete defensoras/es, além de uma equipe de vigilância e limpeza.

Desde o início de seu funcionamento, o fluxo de atendimento já aumentou consideravelmente e o quadro de apoio já está sobrecarregado por conta da alta demanda.

Com informações da Assessoria de Imprensa da DPESP

Deixe um comentário