Na noite do último dia 29 de agosto, aconteceu na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), por iniciativa do XVII Plenário de gestão, cerimônia para celebração dos 50 anos do regional.
Vale destacar que, com onze subsedes (além da sede administrativa), o regional paulista é o maior da nação, concentrando quase 30% das/os psicólogas/os do Brasil. Nestes cinquenta anos de história, foram mais de duzentos mil profissionais registrado(a)s no regional. Atualmente, conforme infográfico “Quantos Somos”, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), são mais de cento e cinquenta e seis mil registros ativos no estado.
Entre as homenagens daquela noite, destaca-se a placa em honra ao psicólogo Arrigo Leonardo Angelini, CRP n.º 06/01 (primeiro profissional registrado no regional e primeiro presidente do CFP), e que agora dá nome ao auditório da sede.
No esteio das atividades de celebração desses 50 anos do CRP-SP, como forma de recordar os dezessete plenários de gestão, as/os ex-presidentas/es também foram homenageadas/os – com a entrega de placas comemorativas – e descerramento de placas com a composição de cada um dos dezessete plenários.
Entre as/os ex-presidentas/es estava um associado da ASDPESP: o psicólogo Aristeu Standk Bertelli Camilo da Silva, CRP n.º 06/71152, agente de Defensoria, lotado no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da unidade Mauá (regional Grande ABCD). O servidor-associado foi conselheiro-coordenador da Comissão de Direitos Humanos (CDH), durante o XIV Plenário (2013-2016); e, entre os anos de 2016 e 2017, foi conselheiro-presidente do regional (durante o XIV Plenário, 2016-2019).
A ASDPESP parabeniza o associado pela homenagem recebida e por sua trajetória na Psicologia.