Terceira reunião de 2021 do Comitê Gestor da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e da Discriminação

Relatório de atuação do CADI, curso de aprimoramento e materiais coletados em pesquisa foram a pauta dos debates

DPESP

No último dia 18 de agosto a ASDPESP participou da reunião ordinária do Comitê Gestor da “Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e da Discriminação” no âmbito da Defensoria Pública (11ª reunião desde a sua implementação em novembro de 2018). O CADI – Centro de Apoio e Desenvolvimento Institucional é a porta de entrada para o desenvolvimento da política, ofertando espaço de recepção e acolhida dos casos concretos, com escuta e cuidado humanizados para quem está em sofrimento em decorrência das relações do ambiente de trabalho. Já o Comitê Gestor é o responsável pela formulação, acompanhamento e constante avaliação da política, propondo ações e estratégias na busca de ambientes laborais saudáveis, com relações mais democráticas, dialogáveis e nos princípios da comunicação não violenta. O Enfrentamento ao assédio moral e sexual na Defensoria Pública é pauta relevante para a ASDPESP, que acompanha de perto a temática desde a sua primeira gestão.

Nessa terceira reunião do Comitê Gestor em 2021 foram pautados: o sétimo relatório de atuação do CADI na política de enfrentamento ao assédio moral, sexual e a discriminação; a primeira turma do curso de “Aprimoramento de Gestão” e os materiais coletados na pesquisa para aprimoramento da Cartilha de Prevenção ao assédio. As/os representantes de servidoras e servidores incluíram na pauta, enquanto informe, o aprimoramento da avaliação de desempenho aplicada anualmente.

Os dados do sétimo relatório de desenvolvimento da política, obtidos pelo trabalho compreendido entre os meses de fevereiro a julho de 2021, apontaram que a política de enfrentamento ao assédio tem adquirido maior aderência entre as/os colaboradoras/es da instituição. Destaca-se o dado que, em comparação à época de implementação da política, as notificações de atendimento superaram as procuras apenas por consultas. Ainda, 57% das ocorrências (consultas e/ou notificações) fizeram referências a ferramentas remotas, o que demonstra a reconfiguração do ambiente e das relações de trabalho durante a pandemia.

O primeiro curso de “Aprimoramento em Gestão” desenvolvido pelo CADI, enquanto projeto piloto, conforme relatado, foi um sucesso em sua implementação. A oficina apresentou boa adesão de gestores e a avaliação das/os participantes ao final do curso foi muito positiva. Configurou em um espaço privilegiado de escuta sobre os desafios enfrentados por quem está na gestão, incluindo a comunicação entre todas/os que compõem o espaço cotidiano. Desta forma, essa oficina terá outras edições e será incorporada enquanto política permanente da instituição.

Já em relação à comunicação, foram apresentados os materiais obtidos na pesquisa realizada e o objetivo de se pensar as premissas pra nova campanha, balizando um programa amplo de comunicação que se efetive em política permanente.

Por fim, as/os representantes das categorias de servidoras e servidores que compõem o comitê Gestor, Renato Cristiam Goldoni Domingos (oficial de defensoria representante da capital e região metropolitana) e Soraya Mattar Gonçalves (agente de defensoria representante do interior e litoral), trouxeram para a pauta futura do comitê gestor o aprimoramento da avaliação de desempenho. Soraya e Renato foram acionada/o(s) por oficiala de defensoria que atua em órgão da administração superior para apresentar sugestão de modelo de avaliação de desempenho processual, em detrimento do pontual hoje adotado, propondo o desafio de aprimorar essa ferramenta para o exercício 2022.

 

Deixe um comentário