Audiência pública do orçamento para 2020

ASDPESP acompanha debates da última rodada para apontar prioridades de investimento

Nesta quarta-feira (23/10), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou a última audiência pública para debater o orçamento estadual para o ano de 2020. A ASDPESP, representada por seu coordenador-geral, Brunno Gozzi, esteve lá para acompanhar os debates.

Durante a audiência, os participantes puderam apresentar indicações para o orçamento e apontar áreas que deverão receber mais investimentos para atender a população. Uma das principais reivindicações do público presente foi por ampliação das verbas destinadas ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe). Por falta de orçamento, o instituto tem enfrentado uma grave crise de atendimento, especialmente no atendimento de emergência no Hospital do Servidor. Entidades e público presente defenderam ser inadmissível somente os trabalhadores contribuírem por sua manutenção e exigiram os 2% de contribuição patronal do governo estadual. Também se defendeu o Projeto de Lei 52/2018, sem andamento na Casa, que além de garantir a contribuição do Executivo para o Iamspe, cria um Conselho Fiscal com a participação de representantes do funcionalismo, eleitos entre seus pares. Se aprovado, o PL representará um grande avanço.

“Infelizmente o orçamento que chegou do Executivo é um dos piores que já chegaram aqui. Um governo que precisa aumentar a receita na segurança pública, em detrimento da educação e da cultura, é um governo que não tem perspectiva nenhuma”, comentou o deputado estadual Enio Tatto (PT), primeiro secretário da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

“O importante é a democracia e a função da audiência é essa mesmo: dar a oportunidade de as pessoas falarem e trazerem sua sugestão, e por meio dessas informações, nós iremos trabalhar junto ao orçamento para ver o que será possível melhorar”, expôs Dirceu Dalben (PL), vice-presidente da comissão.

A audiência pública foi presidida pelos deputados Wellington Moura e Dirceu Dalben, presidente e vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP). A reunião contou com a participação dos parlamentares Adalberto Freitas, Beth Sahão, Carla Morando, Carlos Giannazi, Castello Branco, Delegado Olim, Douglas Garcia, Dr. Jorge do Carmo, Enio Tatto, Gil Diniz, Gilmaci Santos, Isa Penna, Marcia Lia, Monica da Bancada Ativista, Paulo Fiorilo, Professora Bebel, Ricardo Mellão, Tenente Nascimento e Teonilio Barba.

Confira a integra da Audiência Pública:

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Alesp

 

Deixe um comentário