Lançamento da Campanha Justiça Climática é Justiça Social

ASDPESP representou a Associação Nacional Servidoras e Servidores das Defensorias Públicas Estaduais (Ansdepe)

ASCOM Anadep

Nestas segunda e na terça-feira, dias 12 e 13 de maio, a ASDPESP representou a Associação Nacional de Servidoras e Servidores das Defensorias Públicas Estaduais (Ansdepe) durante o lançamento da Campanha Justiça Climática é Justiça Social, promovida pela Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep), em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) e com a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), na Bahia.

Representadas/os pelos coordenadores Guilherme Guiral e Graziela Sousa, participamos da abertura do evento e das demais atividades, que tinham como objetivo refletir sobre o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção do acesso à justiça para comunidades vulnerabilizadas, que enfrentam com maior intensidade os efeitos da crise climática, como secas, enchentes, incêndios e o aumento das temperaturas.

“Esta campanha é sobre (re)humanizar o debate ambiental, colocando o ser humano no centro das decisões climáticas, com atenção especial àqueles e àquelas que vivem à margem e são os primeiros a sofrer com a seca, a fome, as enchentes, os despejos e os efeitos do racismo ambiental”, expôs Fernanda Fernandes, presidente da Anadep.

O evento tratou de temas como os impactos da crise climática mundial sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade e o papel da Defensoria e da mídia na defesa do direito humano ao meio ambiente equilibrado e sustentável.

No segundo dia de atividades, foi realizado um mutirão de atendimentos na Aldeia Multiétnica Pawi Crody Kariri-Xocó, localizada no município de Entre Rios, a 140 km de Salvador.

Além de uma comitiva de defensoras e defensores públicos de diversas regiões do país, o mutirão teve a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; do deputado federal Reimont (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara dos Deputados; e de Tânia Oliveira, chefe da assessoria especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Registramos nosso agradecimento à presidente da Anadep, Fernanda Fernandes, pela receptividade, respeito e acolhida à Ansdepe.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Anadep

 

 

Deixe um comentário