Nesta terça-feira (19/11), a Defensoria Pública de São Paulo realizou um evento em comemoração aos seis anos da sua Política de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação. Denominado de “Diálogos Sobre a Promoção da Diversidade no Setor Público”, o encontro reuniu sociedade civil e representantes de outras instituições públicas para falar sobre a promoção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e diversificado, além de promover um grande debate acerca do combate ao assédio e discriminação no âmbito profissional.
O evento foi marcado pelo lançamento da edição atualizada e revisada da cartilha da Instituição, documento que trata as formas de assédio, discriminação e violências no meio de trabalho, como e onde procurar ajuda caso esteja sofrendo com esses problemas, e como as organizações podem prevenir e enfrentar essas situações.
A ocasião representou mais um momento para enaltecer a importância desta política para o cuidado com a saúde mental de todas/os que atuam nesta Instituição. O evento foi muito rico, com falas expressivas e necessárias para a reflexão e conscientização do tema. Foi um prazer rever a palestrante Sofia Vilela de Moraes e Silva, que esteve conosco em 2017 no movimento de construção e sensibilização para a implementação da política. Ela lembrou daquele momento e expressou sua felicidade por ver os avanços conquistados.
A cartilha já está disponível no site da Defensoria Pública. Recomendamos que todas/os acessem o material e, eventualmente, se perceberem que há algo que possa estar acontecendo no ambiente de trabalho, tanto a ASDPESP quanto o CADI estão disponíveis para o acolhimento, orientação e construção de estratégias de enfrentamento.