ASDPESP prestigia posse da Defensoria Pública-Geral e do Conselho Superior para o biênio 2024-2026

Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP foi palco da cerimônia

Aconteceu nesta quinta-feira (27/06) a cerimônia de posse da defensora pública-geral, Luciana Jordão da Motta, e das/os conselheiras/os do Conselho Superior da Defensoria Pública de São Paulo para o biênio 2024-2026.

O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Compuseram a mesa da cerimônia, além da DPG, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Torres Garcia; o diretor da faculdade anfitriã, professor Celso Fernandes Campilongo; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez (representando o governador Tarcísio de Freitas) e o presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP), Rafael Galati Sábio.

Luciana relembrou sua trajetória dentro da Instituição. Entrou na Defensoria em 2007, aprovada no primeiro concurso público da DPESP. “Hoje, em 2024, tenho a honra e a responsabilidade de estar diante de vocês assumindo o cargo de defensora pública-geral”, expôs Luciana. “Vivemos uma época desafiadora, mas nossa missão permanece clara: somos agentes de transformação social. Somos a voz dos que mais precisam, dos que dependem de nós para terem acesso à justiça. A Defensoria Pública de São Paulo – de sua criação tardia dentro do cenário nacional, passou a ser a maior Defensoria Pública do país”, afirmou, comprometendo-se a trabalhar para que a DPESP se fortaleça cada vez mais.

Foram empossadas/os as/os conselheiras/os Surrailly Fernandes Youssef, Leonardo Nascimento de Paula, Allan Ramalho Ferreira, Fabio Jacyntho Sorge, Luiz Eduardo de Toledo Coelho, Fernanda Capitanio Macagnani, Raphael Camarão Trevizan e Mariana Borgheresi Duarte.

Representando o Conselho, Fernanda Capitanio Macagnani enalteceu o papel da Instituição. “Que o resultado de justiça tão ansiado pelas/os nossas/os usuárias/os seja semeado dia a dia pelos defensores e defensoras, enquanto profissionais munidos de estrutura adequada de trabalho e de valorização, e que nosso Conselho seja espelho da luta de cada defensor/a público/a paulista”, afirmou.

A ASDPESP parabeniza a todas/os as/os empossadas/os e reforça os votos de uma gestão exitosa. Que a DPESP possa se fortalecer, tornando-se uma instituição democrática, de acesso a direitos e inclusiva. E que suas ações positivas também reflitam internamente no reconhecimento e valorização de todas/os as/os suas/seus trabalhadoras/es.

Deixe um comentário