Edifício abrigou a Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ)
Nesta quarta-feira (15/05), a ASDPESP participou da reinauguração do Edifício Santa Margarida, prédio da Defensoria Pública paulista localizado na Av. Liberdade, região central de São Paulo.
Inaugurado em 1944 para ser porta de entrada ao serviço de assistência jurídica pública e gratuita, o prédio sediou por muitos anos a Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ), órgão que integrava a estrutura do governo paulista e foi sucedido pela Defensoria Pública de São Paulo, criada em 2006.
O edifício passou por um complexo processo de reforma em suas áreas internas e externas, que se iniciou em 2020 e terminou em novembro de 2023. Hoje, está adequado aos padrões atuais de segurança, acessibilidade e conforto, incluindo a recuperação de fachadas e de toda a área interna. Foram instalados novos sistemas anti-incêndio, de ventilação, climatização e mitigação de ruídos, entre outros.
A cerimônia de reinauguração foi prestigiada por diversos integrantes das equipes da DPE-SP, autoridades e representantes de outras instituições, como o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Torres Garcia e o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fabio Prieto.
A ASDPESP parabeniza a Defensoria Pública pela obra e reinauguração deste prédio histórico, um símbolo da trajetória da Instituição e do acesso à justiça da população mais vulnerável. Parabéns a todas/os que participaram deste projeto!
Com informações da Assessoria de Imprensa da DPESP