No dia 01 de setembro, a ASDPESP acompanhou a cerimônia de entrega do Prêmio 19 de Agosto, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo de São Paulo. O evento aconteceu no Museu da Língua Portuguesa.
E um dos premiados na categoria Boas Práticas Realizadas por Pessoa Física foi o associado Wilherson Carlos Luiz, agente de Defensoria/sociólogo, do Núcleo Especializado da Cidadania e dos Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.
De acordo com a secretaria, a premiação tem por objetivo reconhecer as boas práticas no trabalho com a população em situação de rua, que tenham como finalidade fortalecer, incentivar e promover a garantia de direitos, a dignidade, a autoestima, a autonomia e melhores condições de vida dessa população.
O nome do prêmio é em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (19/08), instituído como marco de memória da luta por visibilidade e garantia de direitos. A data marca o massacre ocorrido na Praça da Sé neste mesmo dia em 2004, que deixou sete mortos e oito pessoas feridas que estavam em situação de rua e dormindo no local.
Confira a lista completa de premiados:
Categoria Boas práticas realizadas por pessoa física
1° – Jair Antônio Dias Junior, pelo projeto Pagode na Lata.
2° – Wilherson Carlos Luiz –
3° – José Eduardo Léporo Pereira, pelo Projeto Moradores de Rua e seus cães.
Menção Honrosa – Darko Vieira Cristiano Hunter – pelo trabalho realizado na coordenação do Departamento de Localização Familiar e Desaparecidos.
Categoria Boas práticas realizadas por pessoa jurídica
1° – Associação Médicos do Mundo, pelo projeto Força Tarefa dos Médicos do Mundo.
2° – Instituto CEU Estrela Guia, pelo projeto CEU pela vida nas ruas.
3° – Instituto SP Invisível – pelo projeto Jornada da Emancipação.
Menção Honrosa – Associação Psicossocial Cultural e de Empreendedorismo para pessoas Transvestigeneres, pelo Espaço de Convívio Erika Hilton para pessoas trans em situação de rua.