Evento marca a volta dos movimentos sociais à política governamental
A coordenadora-geral da ASDPESP, Cristina Oliveira, esteve nesta terça-feira (31/01) em Brasília para acompanhar o lançamento do Conselho Brasil de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial, realizado pelo governo federal. A Associação recebeu o convite da Secretaria da Presidência da República para acompanharmos a assinatura dos decretos federais que criam as duas instituições, que ocorreu no Palácio do Planalto.
Este é um momento histórico para o Brasil. Após contínuos desmontes desde 2016, os organismos de participação e controle social voltam a ocupar espaços na democracia. Esta construção coletiva entre todos os entes possibilitará a democracia participativa e contribuirá para a diminuição da desigualdade social.
Para o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o conselho será fundamental na reconstrução das políticas públicas do país. “Quero que vocês saibam que estão participando e que esse conselho vai servir para ajudar a gente a reconstruir ou construir coisa nova, uma participação popular efetiva e que vocês sejam tratados em igualdade de condições, que vocês possam dizer sim da mesma forma que dizer não”, afirmou.
O conselho reunirá representantes de 68 movimentos e entidades da sociedade civil e terá encontros a cada três meses. Ele será presidido por Lula e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência, do ministro Márcio Macêdo.
“Precisamos discutir as políticas públicas de inclusão, de distribuição de renda e diminuição da desigualdade no curso da implementação. Para isso, precisamos integrar educação popular como instrumento de formação de consciência e organização da participação social e multiplicar conselhos populares em torno de todas as políticas públicas”, defendeu Macêdo, que também coordenará o Sistema de Participação Social Interministerial.
Com informações da Agência Brasil