Atividade: 12 anos do Serviço Social na Defensoria Pública de São Paulo

Evento em comemoração ao Dia do Assistente Social teve como tema a trajetória de resistência e luta da categoria na instituição

Na última sexta-feira (20/05), a ASDPESP realizou a atividade online “Trajetórias e resistência do Serviço Social na Defensoria Pública de São Paulo: Um chamado para a luta”, em homenagem aos 12 anos do Serviço Social na instituição.

Participaram assistentes sociais e psicólogas/os da DPESP, associadas/os e interessadas/os no tema. A atividade contou também com a participação do defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino Junior.

Daniela Augusto Campos, assistente social do CAM Regional da Infância e Juventude, lembrou do mote da campanha do Conselho Federal de Serviço Social para o Dia do Assistente Social (comemorado no dia 15 de maio) de 2022: “Trabalhadoras do Brasil: Somos e lutamos com elas. Valorizando a categoria profissional e reforçando seu compromisso na defesa dos direitos e das liberdades democráticas”, tema da primeira mesa da atividade. “Somos nós mulheres que fizemos a escolha há alguns anos em seguir uma profissão que na contramão do avanço do conservadorismo resiste na defesa intransigente dos direitos humanos da classe trabalhadora empobrecida”, pontuou. Falou também sobre o impacto da pandemia por Covid 19 para a classe trabalhadora e especialmente para os agentes do CAM, que tiveram de buscar alternativas, muitas vezes usando recursos próprios para atender à população, quem mais sofreu com o fechamento das unidades.

“Maio é um mês de jubilo para a Defensoria Pública, em especial esta semana. Dia 15 nós comemoramos o Dia do Assistente Social e dia 19 foi o Dia Nacional da Defensoria Pública. É um momento que marca festividades, comemorações, mas é também um momento de luta, de fazermos a reflexão a respeito do nosso papel dentro do Sistema de Justiça”, expôs o defensor público-geral, prestigiando a atividade e reafirmando a importância da/o assistente social no acesso à Justiça.

Francilene Gomes Fernandes, vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP) falou sobre as ações da atual gestão do conselho profissional, que foi eleita na pandemia, o que trouxe muitos desafios. “Temos buscado materializar nosso projeto de gestão de forma democrática, participativa e acessível sempre dialogando com essa realidade social de agudizamento desta crise social atravessado por um contexto econômico de alta da inflação e a diminuição do poder de compra da classe trabalhadora”, expôs.

A segunda mesa da atividade tratou do tema “12 anos de atuação profissional: A nossa trajetória profissional de lutas, resistências, conquistas e os desafios deste espaço sócio-ocupacional” e teve como expositoras as assistentes sociais Tatiana de Cardoso e Mendes Castro, do CAM Santos e Livia Valim Nicolino, do CAM Barretos.

“O momento de hoje é uma oportunidade de refletir nosso espaço dentro da instituição e ao mesmo tempo em um contexto maior da luta da classe trabalhadora. Estamos em um ano muito importante, ano eleitoral em que é possível começarmos a fazer um novo caminho, fortalecimento da categoria, das/os profissionais e da classe trabalhadora”, refletiu Tatiana. Em seguida, rememorou a história do Serviço Social na DPESP.

Já Livia, recente na Defensoria (ingressou em 2018), falou sobre como sua chegada na instituição foi “solitária”, sem as tradicionais capacitações e cursos de formação. “Talvez eu tenha entrado na Defensoria um pouco inocente, um pouco iludida e tenha me surpreendido bastante ao longo do caminho”, alegou ao lembrar algumas questões que a incomodam no espaço de trabalho, entre elas o fato de o conselho que define os rumos da instituição ser formado apenas por defensoras/es, muitas vezes com interesses bastante antagônicos aos das/os servidoras/es. Outro desafio a enfrentar foi o fato de ser a primeira assistente social da sua unidade.

Os debates trouxeram muitas reflexões sobre a história do Serviço Social e da própria Defensoria Pública, sobre o nosso fazer, trocas de experiências, expectativas e desafios.

A atividade foi gravada e pode ser acessada por solicitação: comunica.asdepesp@gamail.com

 

Deixe um comentário