Homenageados de 2020 e 2021 receberam seus prêmios
No último dia 06 ocorreu as entregas do Prêmio Justiça Para Todos e Todas – Josephina Bacariça – 2021. Este ano a premiação ocorreu no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa, em São Paulo. O evento também foi transmitido online pelo canal da Alesp no Youtube. A premiação também contou com a participação dos homenageados de 2020, uma vez que a pandemia impediu que a cerimônia do ano passado se desse de forma presencial.
O ouvidor-geral, William Fernades, fez uma visão panorâmica do prêmio, lembrando que foi criado em 2008 e o primeiro local em que foi realizado foi justamente no mesmo plenário em que se deu a apresentação de 2021. O prêmio sofreu modificações durante sua história, especialmente na nomenclatura (originalmente era “Justiça Para Todos”). “Lembro que não queríamos dar o nome de uma pessoa para o prêmio. Isso foi amplamente discutido, não queríamos personalizar o prêmio”, lembrou. Com o tempo recebeu o nome “Prêmio Justiça Para Todos e Todas – Josephina Bacariça”. Oouvidor disse ser amigo pessoal da patrona do prêmio e que ficou feliz com a escolha do nome “A Josie tem uma relação umbilical com a Ouvidoria e a Defensoria”, expôs.
“Ao cabo de mais um ano, estamos celebrando. O Prêmio Justiça Para Todos e Todas é um emblema, é um gesto pequeno, mas tem uma simbologia muito importante porque instrumentaliza uma marca da Defensoria de São Paulo que é essa busca incessante pela consecução de justiça social”, resumiu o defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino Junior.
“Neste momento que nós vivemos, este se torna o prêmio de maior importância junto aos outros prêmios que já fizemos em todos estes anos. O Serviço Público vem sofrendo vários ataques e o servidor público enquanto agente transformador da sociedade também tem sofrido muitos ataques”, defendeu Brunno Gozzi, coordenador-geral da ASDPESP, uma das organizadoras do prêmio. “O reconhecimento do trabalho destas pessoas se tornou muito mais importante e de muito mais valor. Nestes momentos de dificuldade é que sentimos a necessidade de reconhecer o trabalho das pessoas que estão ali no dia a dia fazendo este enfrentamento”, completou.
Veja as/os premiadas/os:
Servidoras/es
Vencedoras: Ana Clara Vieira Gabriel e Sabrina dos Santos Castelani
Prática: Articulação para construção de rede de apoio a familiares enlutados e sequelados pela COVID-19
Menção honrosa: Marisa Sandra Luccas
Prática: Atuação na área da resolução de conflitos no âmbito da família na Regional de Marília
Defensoras/es:
Vencedor: Saulo Dutra
Prática: Atuação durante e pós rebelião em presídio, e COVID 19 na região de Taubaté
Menção honrosa: Samanta Cristina Lopez de Souza Ramos
Prática: Implantação das Oficinas das famílias e Núcleo de Justiça Restaurativa pela Cultura de Paz
Órgão
Vencedor: Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência
Prática: Garantia da vacinação para pessoas idosas e pessoas com deficiência institucionalizadas
Menção honrosa: Escola da Defensoria Pública do Estado; Núcleo Especializado de Promoção da Diversidade e da Igualdade Racial; Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres.
Prática: política de promoção da diversidade em atividades e eventos, presenciais ou a distância, organizados ou apoiados pela EDEPE
Menção honrosa: Defensoria Pública – Unidade Jacareí
Prática: Oficina das Famílias
Assista à cerimônia completa aqui
Veja álbum de fotos no Facebook da ASDPESP