Reuniões pretendem avançar no aprofundamento das discussões acerca dos dados quantitativos dos relatórios
No dia 19 de maio, a ASDPESP, representada pela coordenadora para assuntos de Secretaria, Cristina Pereira Oliveira, participou da reunião do Comitê Gestor da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação. Também participaram representantes da Primeira Subdefensoria; da Corregedoria-Geral; da Coordenadoria-Geral de Administração (CGA); do Centro de Apoio e Desenvolvimento Institucional (CADI); da Ouvidoria-Geral; da Escola da Defensoria Pública (Edepe); do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem); do Núcleo de Defesa da Diversidade e Igualdade Racial (Nuddir) e representantes das/os servidoras/es (capital e interior).
De acordo com Cristina, a reunião foi boa e trouxe alguns avanços. As reuniões não serão mais pautadas apenas nas questões quantitativas pontuadas nos relatórios. A ideia é aprofundar nos fatos disparadores do assédio, problematizar as questões mais intrínsecas para de fato se refletir em como enfrentar, combater e prevenir.
Nesta reunião, o Nudem levou para discussão a questão do assédio sexual. Discutiu-se a necessidade de construção de um protocolo de acolhimento e um guia de boas práticas que oriente concretamente as/os colaboradores da Defensoria Pública com o intuito de se estabelecer relações mais saudáveis no ambiente profissional.
Estabeleceu-se o calendário para todo o ano de 2021. As reuniões serão trimestrais. As próximas acontecerão em agosto e dezembro. “Estamos avançando para refletir qual é o papel da instituição nestes casos de violência e como se trata a vítima. Viu-se a necessidade de não apenas se apresentar os dados, mas de problematizar as origens dos mesmos”, resumiu Cristina.
Reforçamos que o CADI (Centro de Apoio e Desenvolvimento Institucional) é o órgão responsável pelo desenvolvimento da “Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação” na Defensoria.
É a porta de entrada para o recebimento das demandas de qualquer colaborador/a da DPESP, que podem acessar o serviço individual ou coletivamente, em busca de orientação, acolhimento ou atendimento, com garantia de sigilo a quem procura.
Telefone: (11) 3105-0919 ramais 121, 103 ou 139
e-mail: cga.cadi@defensoria.sp.def.br
Foto: DPESP