Cerimônia de inauguração, sessão do Conselho Superior e reunião com a categoria foram as ações da sexta-feira
Na última sexta-feira (18/10), a ASDPESP acompanhou a cerimônia de inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo na cidade de Caraguatatuba. Durante o evento, o terceiro subdefensor-geral, Florisvaldo Antônio Fiorentino Junior, falou sobre a importância da ampliação do quadro para melhor atender à população local. Até 2018, a unidade contava apenas com dois defensores.
A nova sede contará com quatro defensores públicos com atuação em áreas de família, cível, fazenda pública, criminal, execução penal e infância e juventude. É importante destacar o excelente trabalho realizado pelas equipes de Engenharia e Arquitetura da instituição, que desenvolveram um projeto considerando a distribuição necessária do espaço para a prestação do atendimento jurídico, as atividades administrativas e as atividades processuais. A acessibilidade e a climatização do prédio também foram prestigiadas no projeto. Uma única ressalva deve ser feita: a questão do sigilo necessário ao atendimento multiprofissional nos casos mais sensíveis.
Uma boa estrutura, que comporte de forma cômoda usuários e funcionários somada à valorização e remuneração adequadas aos servidores(as) e uma equipe em número compatível com a demanda de trabalho sempre refletem na qualidade dos serviços prestados à população vulnerável, nosso foco de atendimento.
Conselho Superior
Após a cerimônia de inauguração, participamos da sessão do Conselho Superior, presidida pela corregedora-geral assistente, Andréa Perencin de Arruda Ribeiro Rios.
Durante o momento aberto, nosso coordenador-geral, Brunno Gozzi Candido de Oliveira, pode se manifestar. Ele parabenizou a todos os envolvidos na inauguração da nova unidade, lembrando que a Regional São José dos Campos é muito extensa e diversa, o que requer atenção da administração. Falou sobre a importância de que todas as vagas de agentes nos Centros de Atendimento Multidisciplinares (CAMs) para que seja possível formar as duplas de profissionais do Serviço Social e da Psicologia.
Data-base e reunião com servidores e servidoras
Brunno também reforçou a necessidade de se discutir a data-base dos servidores e servidoras da Defensoria. Solicitou novamente uma reunião com o defensor-geral, Davi Eduardo Depiné Filho, para debater a minuta de Projeto de Lei que trata do reajuste salarial da categoria, apresentado pela Associação.
Em seguida, Brunno, a coordenadora para assuntos de secretaria, Cristina Pereira de Oliveira e a coordenadora para assuntos financeiros, Marina Paredes de Castro, reuniram-se com os trabalhadores e trabalhadoras da unidade. O encontro contou com a participação dos dois servidores locais: Marta Nascimento e Bruno Bugarin e com membros das equipes de São José dos Campos e Jacareí.
Pudemos conversar sobre as atividades da ASDPESP, especialmente sobre nossas ações em prol da efetivação da data-base. Também tratamos da conjuntura política geral e da instituição e sobre a necessidade de ampliação do quadro de servidores local.
A ASDPESP registra seus cumprimentos aos servidores(as) do Conselho Superior e da Assessoria de Comunicação da Defensoria pela organização do espaço, o que permitiu tanto a cerimônia de inauguração quanto a reunião do Conselho. Um agradecimento especial à servidora e nossa associada Marina Teixeira, cerimonialista do evento.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo